Operação “Ouro Sujo” desarticula esquema milionário de comércio ilegal de ouro em Teresina

 

Ação integrada resultou em prisões, apreensão de barras de ouro e suspensão de empresas suspeitas

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na manhã desta terça-feira (03/06), a Operação “Ouro Sujo”, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de receptação qualificada e associação criminosa ligado à comercialização clandestina de ouro em Teresina. A operação contou com o apoio da Polícia Civil, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Polícia Militar e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PI).

Como funcionava o esquema criminoso

As investigações apontam que os envolvidos utilizavam empresas de fachada para adquirir e revender ouro de procedência ilícita, sem qualquer tipo de rastreabilidade ou controle fiscal. Além de prejudicar a economia formal, a prática criminosa tem potencial de financiar outras atividades ilícitas.

Por determinação da Justiça, todas as transações comerciais, sejam físicas ou virtuais — inclusive aquelas realizadas por meio de redes sociais —, foram imediatamente suspensas.

Mandados, prisões e apreensões

Durante a ação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo:

  • 3 em estabelecimentos comerciais, localizados no Centro e na zona Leste de Teresina;
  • 3 em residências dos investigados.

Além disso, foram efetuadas duas prisões temporárias, com extração de dados eletrônicos e a suspensão das atividades das empresas envolvidas.

Em uma das residências, os policiais encontraram barras de ouro, cujo valor ainda será calculado pelas autoridades.

Declaração oficial da SSP-PI

O superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, explicou que a ação é um avanço no combate ao crime organizado no estado:

“Essa ação visa desarticular esquemas de receptação de metais preciosos que operam à margem da legalidade, com prejuízo à economia formal e à rastreabilidade da origem dos recursos. O combate ao comércio ilegal de ouro é uma prioridade, uma vez que essa prática pode financiar outras atividades ilícitas”, ressaltou.

Parte do Pacto Pela Ordem no Piauí

A operação faz parte do Pacto Pela Ordem, programa do Governo do Estado do Piauí que visa fortalecer a segurança pública por meio de ações integradas, enfrentando diretamente o crime organizado e promovendo a segurança em todo o estado.

Leia também:


Fique por dentro!
Acesse: www.cidadesemevidencia.com.br
Siga no Instagram: @cidadesemevidencia
Participe do grupo de notícias no WhatsApp: Clique aqui
Envie sua pauta ou sugestão para nossa Redação: (86) 99486-2044

Portal Cidades em Evidência – Informação com credibilidade e alcance regional e nacional.


Post a Comment

أحدث أقدم