Ação do DRACO no Residencial Jacinta Andrade reforça combate à participação feminina em facções criminosas
Uma mulher identificada como “Bia Criminosa” foi presa na tarde desta segunda-feira (30) durante uma operação deflagrada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), no Residencial Jacinta Andrade, Zona Norte de Teresina. A prisão faz parte dos desdobramentos da Operação Faixa Rosa, que visa combater a atuação de mulheres em organizações criminosas no Piauí.
Segundo informações repassadas pela Polícia Civil, a suspeita usava perfis em redes sociais para promover conteúdos relacionados ao crime organizado, exaltando a facção criminosa à qual estaria ligada. As publicações serviam como incentivo à prática criminosa, o que motivou a abertura de investigação.
A prisão de “Bia Criminosa” é mais um passo estratégico da operação, que tem como foco as lideranças e apoiadoras femininas de facções que atuam no estado.
A Operação Faixa Rosa foi criada para mapear e desarticular a participação de mulheres em facções, seja como integrantes diretas, apoiadoras logísticas ou propagadoras de conteúdo criminoso. A ação conta com o apoio de setores de inteligência e monitoramento digital da Polícia Civil.
De acordo com o DRACO, a mulher foi conduzida à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam e outras prisões podem ocorrer nos próximos dias.
A Polícia tem intensificado o rastreamento de conteúdos publicados nas redes sociais que façam apologia ao crime ou estimulem a violência. De acordo com especialistas da segurança pública, esse tipo de atuação contribui diretamente para o fortalecimento de organizações criminosas, especialmente entre o público jovem.
Portal Cidades em Evidência – Informação com credibilidade e alcance regional e nacional.
Postar um comentário