Ex-deputada Carla Zambelli é presa na Itália após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão

Foto: Reprodução 


ROMA – A ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29/07) na cidade de Roma, na Itália, onde estava foragida desde sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento no ataque hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A prisão foi confirmada pelo Ministério da Justiça.

A ex-parlamentar foi encontrada em um apartamento na capital italiana após o deputado italiano Angelo Bonelli divulgar publicamente o endereço onde Zambelli estaria hospedada.

“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, publicou Bonelli em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).

Com a informação confirmada, agentes da polícia italiana se dirigiram ao local e efetuaram a prisão. Zambelli estava foragida desde maio deste ano, após deixar o Brasil. Durante o período, passou pelos Estados Unidos antes de se estabelecer na Itália, onde possui cidadania italiana.

Desde a condenação pelo STF, o nome de Carla Zambelli já constava na lista vermelha de procurados da Interpol, e sua extradição havia sido formalmente solicitada pelo governo brasileiro. A previsão para o seu retorno ao Brasil ainda não foi divulgada oficialmente.

O Supremo também determinou a perda de mandato parlamentar de Zambelli, mas a decisão precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados, onde o processo será submetido ao plenário.

Carla Zambelli foi considerada culpada por ter articulado, juntamente com o hacker Walter Delgatti Neto, a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça, realizada em janeiro de 2023. A ação foi amplamente repercutida e resultou em diversas investigações conduzidas pelas autoridades federais.

Delgatti, que também está preso, revelou em depoimentos à Polícia Federal que foi procurado por Zambelli para executar a invasão, com o objetivo de comprometer a integridade dos sistemas da Justiça. O ataque foi detectado e contido pelo CNJ, que acionou o STF e demais órgãos de segurança.

Com a prisão em solo europeu, a extradição de Zambelli dependerá agora de tratativas diplomáticas entre o Brasil e a Itália, onde ela possui dupla nacionalidade. O governo brasileiro deverá acionar os mecanismos previstos em acordos internacionais para o retorno da ex-parlamentar ao território nacional.

A defesa de Zambelli ainda não se manifestou oficialmente sobre a prisão até o momento da publicação desta matéria.


Fique por dentro!
Siga no Instagram: @cidadesemevidencia
Participe do grupo de notícias no WhatsApp: Clique aqui
Envie sua pauta ou sugestão para nossa Redação: (86) 99486-2044

Portal Cidades em Evidência – Informação com credibilidade e alcance regional e nacional.

Post a Comment

أحدث أقدم