![]() |
Foto: Reprodução |
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) segue sendo uma das principais preocupações de saúde pública, especialmente entre crianças. Segundo o infectologista Eudes Simões, o vírus sincicial respiratório (VSR) representa a maior ameaça para o público infantil, sobretudo para bebês com menos de um ano de idade.
Embora diferentes tipos de vírus causem riscos variados conforme o grupo etário e condições de saúde, especialistas alertam que há perfis que devem manter atenção redobrada. Confira os principais grupos de risco para doenças respiratórias:
• Pessoas com 65 anos ou mais;
• Crianças menores de 2 anos;
• Gestantes;
• Portadores de doenças crônicas, como DPOC, diabetes, hipertensão, cardiopatias e doenças renais crônicas.
![]() |
Fale com a gente pelo WhatsApp e garanta o seu: clique aqui |
Prevenção é essencial
Os métodos de prevenção são fundamentais e valem para toda a população. A manutenção da higiene pessoal, atenção aos ambientes frequentados e o conhecimento sobre a própria saúde são atitudes indispensáveis.
“Se acreditar que está em risco maior de adoecer, usar máscara em ambientes aglomerados é fundamental. Qualquer pessoa com sintomas respiratórios deve utilizar máscara, realizar testagem e cumprir o isolamento adequado para interromper a cadeia de transmissão. E, claro, manter a carteira vacinal atualizada”, orienta Eudes Simões.
Situação no Maranhão
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), entre janeiro e maio de 2025, o Maranhão registrou 979 casos de SRAG. Como medida preventiva, já foram aplicadas 387.474 doses da vacina contra doenças respiratórias.
Em São Luís, a vacinação está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. As doses podem ser encontradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h, e no São Luís Shopping, das 10h às 16h. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS e carteira de vacinação.
Fique por dentro!
Acesse: www.cidadesemevidencia.com.br
Siga no Instagram: @cidadesemevidencia
Participe do grupo de notícias no WhatsApp: Clique aqui
Envie sua pauta ou sugestão para nossa Redação: (86) 99486-2044
Portal Cidades em Evidência – Informação com credibilidade e alcance regional e nacional.
Postar um comentário